Olhares sobre o Risco

21:32

Os desafios fazem-nos melhores, mais criativos e capazes de nos fazer desviar da norma e das regras que nos limitam. Assim devem ser encarados: com um olhar sobre o risco.
O desafio, lançado pelo Diogo Soares (autor do blogue "Jovens com Riscos?"), consistia em ilustrar dois poemas que tiveram como base as palavras: "amarra; grito; força; campo; sonho e espelho" e com o tema "Olhares sobre o Risco". Os autores dos poemas tiveram apenas uma hora para o escrever e eu, enquanto ilustradora, teria que os compilar numa só ilustração. Aqui fica o resultado:



Olhares sobre o (Ar)risco


Amarras-me os braços e o corpo;
Grito num berro de quem está confortável!
A força da substância tira-me o espírito de quem sou!
Estou riscado do solo que piso
sem marca que demarca a fronteira da margem marginal!
Estou fora deste campo, cultivo,
produto da produção da vida real que realisticamente
se espelha no espelho quebrado do sonho do eu que nunca fui!
Mas serei,
quando acordar suado do pesadelo do ontem que passou,
passando em inverno ventando!
Amanhã será, anda
Fica.
Permanece.
Arrisca.
Vive.
Salva-me.
        
        Diogo Soares



Olhares sobre o risco


Os olhos que te falam espreitam atrás da fechadura
De soslaio, vestidos de altivez e pesados de desdém.
Dizem que és o rosto da vergonha e da desgraça
Rejubilando num estridente e cruel grito de censura.
Tu sabes, mas continuas no ritmo que te mantém
Indiferente ao geral julgamento que amordaça!
Reflete o espelho a imagem da tua armadura.
Reflete o espelho o alicerce familiar que te sustém.
Reflete o espelho a ponte e o rio que em ti passa.
És campo de batalha, és água mole em pedra dura.
És feito de vida, por que não acreditas ser alguém?
Cala a crítica, sai da berma da estrada e ultrapassa.
Desprende as amarras. Liberta-te no sonho da procura.
Olha em frente, com a esperança na bagagem.
Deixa que façam de ti o barro que o oleiro amassa.
E risca todos esses riscos, com a força de quem se cura.


                                                                            Vilma Silvestre

You Might Also Like

0 Impressões

Like us on Facebook